Catedral de Pedra

Parque do Caracol: uma experiência ecológica única

Você gosta de natureza, aventura e ecoturismo? Então, você precisa conhecer o Parque Estadual do Caracol em Canela, um dos principais atrativos turísticos do Rio Grande do Sul. Neste artigo, vamos mostrar tudo o que você pode fazer e ver nesse lugar incrível, que abriga uma das mais belas cachoeiras do Brasil, além de trilhas, mirantes, animais silvestres e muito mais. Fique ligado e descubra por que o Parque Estadual do Caracol em Canela é um destino imperdível para as suas férias.

parque estadual do caracol

O que é o Parque do Caracol?

O Parque Estadual do Caracol é uma unidade de conservação ambiental que foi criada em 1959, com o objetivo de proteger a biodiversidade e o patrimônio natural da região. O parque tem uma área de 100 hectares, onde se encontra a famosa Cascata do Caracol, uma queda d’água de 131 metros de altura, formada pelo arroio de mesmo nome. A cascata é o cartão-postal do parque e pode ser vista de vários ângulos, desde o mirante principal até a base da queda, onde se pode sentir a força e a beleza da natureza.

O parque também oferece outras atrações, como trilhas ecológicas, observatório ecológico, centro de visitantes, museu ambiental, loja de artesanato, restaurante e lanchonete. O parque é aberto ao público todos os dias, das 9h às 17h30, abaixo os valores:

Preços e Ingressos
INTEIRO
Crianças acima de 5 anos e Adulto R$ 75,00
MEIA
Criança 6 a 11 anos / Estudante / ID Jovem / Adulto 60+ / Grupo de escola pública / PNE e acompanhante / Cidadão gramadense com comprovante de residência R$ 37,00

ISENTO – GRATUIDADE
Criança de 0 a 5 anos / Cadeirantes / Cidadão canelense com comprovante de residência

O que fazer no Parque do Caracol em Canela?

cascata do caracol vista de perto

O Parque do Caracol é um lugar ideal para quem gosta de aventura e ecoturismo. Você pode fazer diversas atividades no parque, como:

– Admirar a Cascata do Caracol: a principal atração do parque é, sem dúvida, a Cascata do Caracol, que impressiona pela sua altura e beleza. Você pode ver a cascata de vários pontos do parque, como o mirante principal, que fica a 200 metros da entrada, e oferece uma vista panorâmica da queda e do vale. Você também pode ver a cascata de cima, através do observatório ecológico, uma torre de 27 metros de altura, que fica a 600 metros da entrada, e proporciona uma visão privilegiada da paisagem. Se você quiser ver a cascata de perto, você pode descer a escadaria ecológica, que tem 927 degraus, e chegar até a base da queda, onde você pode sentir a água e o vento no rosto. Mas prepare-se para o esforço físico, pois a subida é cansativa e exige um bom condicionamento.

Fazer trilhas ecológicas: o parque tem duas trilhas ecológicas que permitem o contato direto com a natureza e a observação da fauna e da flora locais. A trilha do Pórtico tem 750 metros de extensão e leva até o pórtico de entrada do parque, passando por uma ponte pênsil e um mirante secundário. A trilha do Pinhão tem 840 metros de extensão e leva até uma área de mata nativa, onde se pode ver araucárias, pinhões, bromélias, orquídeas e outras espécies vegetais. As trilhas são de fácil acesso e sinalizadas, mas é recomendável usar calçados confortáveis e levar água e repelente.

bondinhos do parque do caracol

– Visitar o centro de visitantes e o museu ambiental: o parque conta com um centro de visitantes, onde você pode obter informações sobre o parque, a sua história, a sua importância e as suas normas. O centro também tem uma loja de artesanato, onde você pode comprar lembranças e produtos regionais. O parque também tem um museu ambiental, onde você pode ver exposições sobre a geologia, a hidrografia, a fauna e a flora do parque, além de maquetes, painéis, fotos e vídeos. O museu é uma ótima oportunidade para aprender mais sobre o parque e a sua conservação.

Aproveitar a infraestrutura do parque: o parque oferece uma boa infraestrutura para os visitantes, como banheiros, lixeiras, estacionamento, restaurante e lanchonete. Você pode aproveitar para fazer um piquenique, um lanche ou uma refeição no parque, mas lembre-se de recolher o seu lixo e de não alimentar os animais.

Por que visitar o Parque do Caracol?

O Parque é um destino imperdível para quem visita o Rio Grande do Sul. Ele é um lugar de beleza natural, diversão, aventura e aprendizado. Você pode ver uma das mais belas cachoeiras do Brasil, fazer trilhas ecológicas, observar animais silvestres, conhecer mais sobre o parque e a sua conservação, e aproveitar a infraestrutura do parque. O parque é um passeio para todas as idades e gostos, e que com certeza vai deixar boas lembranças na sua memória.

cascata e mirante do caracol

E aí, gostou das nossas dicas sobre o Parque do Caracol em Canela? Esperamos que sim. Esse é apenas um dos lugares maravilhosos que você pode conhecer no Rio Grande do Sul. Se você quer saber mais sobre esse e outros destinos, não deixe de acessar o nosso site e conferir os nossos guias completos. Lá, você vai encontrar mais informações, fotos, vídeos e opções de pacotes de viagem. E não se esqueça de compartilhar este artigo com os seus amigos nas redes sociais e deixar o seu comentário abaixo. Queremos saber o que você achou do parque e quais são os seus planos para as suas férias. Até a próxima!

Compartilhe

posts relacionados