Passeio de Maria Fumaça em Gramado 2024

Maira Fumaça: Uma Viagem Encantadora

Se você está planejando uma visita à charmosa cidade de Gramado, não pode deixar de incluir o passeio de Maria Fumaça em seu roteiro. Esse encantador trem a vapor percorre um trajeto de 23 km, partindo de Gramado você vai à estação de trem em Bento Gonçalves e de lá o trem sai em uma inesquecível viagem pela serra gaúcha.

Trem Maria fumaça em Bento Gonçalves
Foto arquivo pessoal

O Charme da Maria Fumaça

A Maria Fumaça é muito mais do que um simples meio de transporte. Ela nos leva de volta no tempo, quando a região da Serra Gaúcha era colonizada por imigrantes italianos. Durante o percurso, os passageiros são brindados com música italiana, danças típicas e degustações de vinho, espumante e suco de uva. É uma experiência que une história, cultura e diversão.

O Roteiro em um trem

O passeio tem início na estação de trem em Gramado e segue até Bento Gonçalves, onde os visitantes podem apreciar degustações de vinho tinto e suco de uva branco. A festa continua em Garibaldi, onde é possível saborear espumante moscatel e suco de uva tinto. Tudo isso enquanto a Maria Fumaça serpenteia pelos vales e colinas da região, proporcionando vistas deslumbrantes.


A Jornada Pela Serra Gaúcha: Maria Fumaça e Suas Histórias

Após as degustações em Garibaldi, a Maria Fumaça segue seu caminho, serpenteando pelos vales e colinas da Serra Gaúcha. As janelas do trem revelam paisagens de tirar o fôlego: vinhedos, araucárias, casas típicas e riachos cristalinos. É como se o tempo se distorcesse, nos transportando para uma era de romantismo e aventura.

Foto do trem maria fumaça visto fazendo a curva, foto tirada da janela do trem
Foto arquivo pessoal

A História Viva da Maria Fumaça na Serra

A Maria Fumaça é um elo com o passado. Ela foi construída em 1924 e operou por décadas, transportando passageiros e cargas entre as cidades da região. Hoje, restaurada e revitalizada, ela continua a encantar visitantes de todas as idades. Os trilhos que ela percorre são os mesmos que testemunharam a chegada dos primeiros imigrantes italianos, que trouxeram consigo a paixão pela terra e pelo vinho.

O Som do Apito

O apito da Maria Fumaça ecoa pelas colinas, anunciando sua chegada às estações. Os passageiros se aglomeram nas plataformas, ansiosos para embarcar. As rodas de aço giram, e o vapor se eleva, criando uma atmosfera mágica. A cada parada, novas histórias são contadas, e os corações se aquecem com a nostalgia.

Foto de pessoa ao lado do trem maria fumaça
Foto arquivo pessoal

O Encanto das Estações

As estações ao longo do trajeto são verdadeiros tesouros. Carlos Barbosa, com suas casas coloridas e praças arborizadas, parece saído de um livro de contos. Bento Gonçalves, com suas vinícolas e arquitetura italiana, é um convite à celebração da vida. E Garibaldi, com seus vinhedos e espumantes, nos faz brindar à amizade e à alegria.

O Retorno a Gramado

Após horas de viagem, a Maria Fumaça retorna a Gramado, mas o encanto permanece. Os passageiros desembarcam com sorrisos nos rostos e memórias no coração. Eles levam consigo não apenas a experiência do passeio, mas também a sensação de terem vivido algo único, algo que só a Maria Fumaça pode proporcionar.

Estando em Canela veja o Show das Luzes da Catedral de Pedra de Canela e encante-se com a beleza da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes.

Deixe seu comentário

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Compartilhe

posts relacionados

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x