Rua coberta de Gramado: um passeio imperdível na Serra Gaúcha


Gramado é uma das cidades mais charmosas e visitadas da serra gaúcha, atraindo turistas de todo o Brasil e do mundo. A cidade oferece diversas opções de lazer, cultura, gastronomia e natureza, para todos os gostos e bolsos. Mas há um lugar que se destaca no centro de Gramado e que é parada obrigatória para quem visita à cidade: a rua coberta.

A rua é uma das principais atrações de Gramado, e não é difícil entender o porquê. Trata-se de uma rua de 100 metros de comprimento, que fica entre a Avenida Borges de Medeiros e a Rua Garibaldi, e que é coberta por um telhado de vidro e flores, criando um ambiente aconchegante e encantador. Esse espaço é o cenário perfeito para tirar fotos, fazer compras, apreciar a arquitetura típica da região, e claro, saborear as delícias da culinária local.

Rua Coberta de Gramado, fotografia perfeita com apenas duas pessoas caminhando no centro da rua
Foto Marcelo Oliveira

A história da rua coberta de Gramado

A rua coberta de Gramado não é uma obra antiga, mas sim uma intervenção urbana relativamente recente. A rua foi coberta em 2003, com o objetivo de proteger os pedestres da chuva e do frio, e também de valorizar o espaço público e o comércio local. A ideia foi inspirada em outras ruas cobertas que existem pelo mundo, como a Galeria Vittorio Emanuele II, em Milão, na Itália, e a Passage des Panoramas, em Paris, na França.

Ela recebeu o nome oficial de Rua Madre Verônica, em homenagem à fundadora do colégio Cenecista, que fica ao lado da rua. Porém, o nome popular de rua coberta é o mais usado pelos moradores e visitantes. A atração também é conhecida como Rua das Hortênsias, por causa das flores que adornam o telhado e que são símbolo da serra gaúcha.

Entrada da Rua Coberta com decoração de páscoa de 2024
Foto Marcelo Oliveira

As curiosidades da rua coberta de Gramado


Ela é um lugar cheio de charme e de curiosidades, que tornam o passeio ainda mais interessante. Veja algumas delas:

Nela concentram-se diversos eventos culturais e artísticos, como o Festival de Cinema de Gramado, o Natal Luz, o Festival de Cultura e Gastronomia, entre outros. Durante esses eventos, o local fica ainda mais animado e decorado, com shows, apresentações, exposições e feiras.
Ela é um dos pontos mais fotografados de Gramado, e não é para menos. A rua tem um visual incrível, que muda de acordo com a estação do ano, a hora do dia e a iluminação. Ela fica especialmente bonita à noite, quando as luzes se acendem e criam um clima romântico e mágico.

Rua Coberta com decoração de bolas vermelhas e estrelas
Foto Marcelo Oliveira


A Rua Coberta é um ótimo lugar para experimentar as delícias da gastronomia da serra gaúcha, como o chocolate artesanal, o café colonial, o fondue, o chimarrão, o vinho e muito mais. Ela conta com diversos restaurantes, cafés, bares e lojas, que oferecem opções para todos os paladares e bolsos.
A rua coberta é um lugar ideal para fazer compras, pois reúne lojas de diversos segmentos, como moda, artesanato, souvenirs, joias, perfumes, cosméticos, livros, brinquedos, entre outros. A rua coberta é um ótimo lugar para encontrar produtos de qualidade e com preços justos, além de lembranças da sua viagem.

As dicas para aproveitar a rua coberta de Gramado


Com certeza o local é um passeio que pode ser feito em qualquer época do ano, em qualquer horário e com qualquer companhia. Mas para aproveitar ao máximo a sua experiência, confira algumas dicas:

A rua fica no centro de Gramado, e é de fácil acesso a pé, de carro, de ônibus ou de táxi. Se você for de carro, há estacionamentos próximos à rua, mas é preciso pagar uma taxa. Se você for de ônibus, há linhas que passam pela avenida Borges de Medeiros, que é paralela à rua coberta. Usando o táxi, há pontos na própria rua ou nas ruas adjacentes.

Rua Coberta com decoração de Natal, dois soldados decorativos de natal na entrada da rua
Foto Marcelo Oliveira

É uma atração que agrada a todos os públicos, desde crianças até idosos. Mas na cidade há atividades e atrações para todas as idades, como o Mini Mundo, o Museu de Cera, o Museu do Chocolate, o Parque do Lago Negro, o Palácio dos Festivais, entre outros.

Aproveite ao máximo as atrações da Rua Coberta


É um ponto turístico que tem vida própria, e que pode surpreender a cada visita. Por isso, vale a pena voltar à rua coberta mais de uma vez, para conhecer novos lugares, experimentar novos sabores e vivenciar novas emoções. A rua coberta é um lugar que se renova a cada estação, a cada evento, a cada dia. Ela reúne história, arte, gastronomia, natureza e muito mais, em um espaço único e acolhedor. A rua Coberta é um lugar que vai te conquistar e te fazer querer voltar sempre.

Rua Coberta com Fotografia de uma moça caminhando destacada com roupa azul enquanto contrasta com cores laranjas da rua
Foto Marcelo Oliveira

E você, já conhece a Rua Coberta de Gramado? O que mais gostou de fazer por lá? Conte para nós nos comentários, e compartilhe este artigo com os seus amigos que também são apaixonados por turismo. E se você quiser receber mais dicas e novidades sobre a serra gaúcha e outros destinos incríveis. A rua torta de Gramado é outra rua que você, estando na Serra Gaúcha, não pode deixar de conhecer.

Deixe seu comentário

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Compartilhe

posts relacionados

0
Would love your thoughts, please comment.x