Gramado: Roteiro Perfeito com a Catedral de Pedra como Guia

Imagine um lugar onde o charme europeu encontra a hospitalidade brasileira, onde cada estação do ano traz uma nova experiência encantadora. Bem-vindo a Gramado, a cidade que é um convite para viver momentos inesquecíveis. Se você está indeciso entre Gramado e outros destinos turísticos, permita-me apresentar um lugar que vai conquistar seu coração e despertar seus sentidos.

Rua Torta de Gramado com decoração de natal, pessoas andando e tirando fotos da rua
Rua Torta de Gramado, 2023 – Foto Marcelo Oliveira

Gramado na alta ou baixa estação?

Alta Estação: Junho, julho e agosto são os meses de inverno e marcam a alta temporada em Gramado. É quando a cidade se veste de festa, com eventos como o Natal Luz e o Festival de Cinema de Gramado. As temperaturas caem, convidando a momentos aconchegantes junto ao calor de uma lareira, saboreando um fondue ou um bom vinho. Nesse período os preços de passagens aéreas e hospedagens ficam mais altos, pois é nessa época que a cidade recebe mais turistas.

Baixa Estação: Se você busca tranquilidade e preços mais acessíveis, fevereiro e março são ideais. A cidade está mais calma, e você pode desfrutar das belezas de Gramado sem as multidões, explorando cada cantinho com calma e aproveitando a natureza que se renova. Da até para tirar aquela foto com se “mozão” sozinhos na Rua Torta sem ninguém mais sair na foto que vai ficar na estante de casa.

Pontos Turísticos: As Joias de Gramado

Rua Coberta: No coração de Gramado, a Rua Coberta é um convite para passeios românticos ou em família. Com seu teto translúcido e decoração encantadora, é o local perfeito para uma refeição deliciosa ou para encontrar aquela lembrança especial. Conhecer esta rua e jantar em um de seus restaurantes vai proporcionar lembranças para toda a vida.

Pessoa caminhando na Rua Coberta de Gramado, foto em tons de laranja trazendo clima melancólico
Rua Coberta de Gramado – Foto arquivo pessoal

Lago Negro: Inspirado nas paisagens europeias, o Lago Negro é um refúgio de paz. Rodeado por pinheiros e flores, oferece passeios de pedalinho e trilhas para caminhadas, onde você pode se conectar com a natureza e relaxar. Aproveite para fazer aquele passeio que você nunca fez nos pedalinhos do lago. Se estiver com família e filhos, eles vão amar se divertir nas águas escuras do lago.

Mini Mundo: Uma atração única que encanta adultos e crianças. O Mini Mundo é um parque ao ar livre com réplicas em miniatura de famosas construções mundiais. É como viajar pelo mundo sem sair de Gramado.

Igreja de São Pedro: Este santuário de pedra é um marco da fé e da arquitetura. Com vitrais coloridos e uma atmosfera de paz, a Igreja de São Pedro é um local de reflexão e admiração, é um lugar para a fé e admiração pela igreja construída toda em pedra. Fica aberta até as 22 horas e a entrada é gratuita. Ao lado da igreja fica a Fonte do Amor Eterno, aquela foto com “selino” vai ser postada no Instagram com certeza.

Foto noturna da Martiz de são Pedro em Gramado
Igreja Matriz de São Pedro – Foto arquivo pessoal

Eventos Imperdíveis

Natal Luz: De outubro a janeiro, Gramado se transforma na cidade do Natal. Luzes, decorações e espetáculos criam um ambiente mágico que celebra o espírito natalino. Este é um dos eventos mais marcantes que você vai participar em Gramado. A cidade inteira é absorvida pela aura do natal, toda a decoração e apresentações vão encantar você e a família. Se couber no orçamento, não perca o natal luz de Gramado.

Decoração de natal do centro de Gramado, foto mostrando perspectiva de baixo para cima
Centro de Gramado decorado para o Nata Luz – Foto Marcelo Oliveira

Festa da Colônia: Uma homenagem às raízes culturais de Gramado, a Festa da Colônia é uma viagem pelas tradições dos imigrantes alemães e italianos, com muita música, dança e gastronomia. Você vai conhecer como a cidade foi colonizada, suas comidas típicas, a energia e alegria do povo “gramadense”. Em 2024 a tradicional Festa da Colônia acontece entre 25 de abril a 12 de maio.

Rotatória de Gramado decorada para a festa da colônia
Foto arquivo pessoal

Gastronomia: Um Banquete para os Sentidos

A culinária de Gramado é um capítulo à parte. Aqui, você encontrará desde a tradicional cozinha gaúcha até sofisticados restaurantes de culinária internacional. Os chocolates artesanais são um verdadeiro tesouro local que não pode ser ignorado. Quem não gosta de chocolates? Para quem gosta Gramado é um paraíso, mas nem só de chocolate vive o homem, a noite você vai jantar aquele delicioso fondue em família e provar este que é um dos mais tradicionais pratos de Gramado.

Mesa de fondue, chapa de ferro quente e carnes a mesa
Foto arquivo pessoal

Gramado é o Seu Próximo Destino, coloque na agenda

Gramado é mais do que um destino; é uma experiência que fica na memória. Com sua combinação de natureza, cultura e gastronomia, é o lugar ideal para todos os tipos de viajantes. Seja para uma viagem romântica, uma aventura em família ou um descanso merecido, Gramado espera por você com os braços abertos.

Deixe seu comentário

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Compartilhe

posts relacionados

0
Would love your thoughts, please comment.x