Descubra Gramado e Canela: Roteiro de 4 Dias

Gramado e Canela são duas cidades encantadoras que ficam na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. Elas são famosas pela sua arquitetura europeia, pela sua gastronomia deliciosa e pelos seus parques e atrações que agradam a todos os gostos e idades. Se você está planejando uma viagem para essa região, neste post eu vou te mostrar um roteiro de 4 dias para Gramado e Canela, com dicas de passeios, hospedagem, transporte e alimentação. Vamos lá?

Dia 1: Centro de Gramado e roteiro do fondue

No primeiro dia, a minha sugestão é que você conheça o centro de Gramado, que é um charme só. Você pode começar pela Igreja Matriz de São Pedro, que tem uma fachada de pedra e vitrais coloridos. Em frente à igreja, você vai encontrar a Fonte do Amor Eterno, onde os casais apaixonados podem colocar cadeados com seus nomes e fazer um pedido.

Igreja Matriz de São Pedro em Gramado
Foto Marcelo Oliveira

Depois, você pode caminhar pela Avenida Borges de Medeiros, que é a principal rua da cidade e tem muitas lojas, cafés e chocolaterias. Não deixe de experimentar o chocolate artesanal de Gramado, que é uma delícia. Você também pode visitar o Palácio dos Festivais, que é o local onde acontece o famoso Festival de Cinema de Gramado, e a Rua Coberta, que é um espaço coberto com restaurantes e eventos culturais.

Para o almoço, você tem várias opções de restaurantes no centro, que servem desde comida típica gaúcha até culinária internacional. Uma dica é o Restaurante Colosseo, que tem um buffet variado e um ambiente aconchegante.

Em Gramado no centrinho pela Av. Borges de Medeiros

À tarde, você pode continuar explorando o centro de Gramado e visitar outras atrações, como a Rua Torta, que é uma rua curva e cheia de flores, a Praça das Etnias, que homenageia as culturas alemã, italiana e portuguesa, e o Mini Mundo, que é um parque com réplicas em miniatura de construções famosas do mundo.

Rua Torta de Gramado, pessoas caminhando e subindo a rua
Foto arquivo pessoal

À noite, nada melhor do que saborear um fondue, que é um dos pratos mais tradicionais de Gramado. Você pode escolher entre o fondue de queijo, de carne ou de chocolate, ou até mesmo os três, no chamado sequência de fondue. Há vários restaurantes que oferecem esse serviço, mas um dos mais renomados é o Le Chalet de La Fondue, que tem um ambiente romântico e uma carta de vinhos selecionada.

Dia 2: Parque do Caracol, Skyglass Canela, Catedral de Pedra e Estação Campos de Canella

No segundo dia, a minha dica é que você conheça a cidade vizinha de Canela, que também tem muitos atrativos. Para isso, você pode alugar um carro, pegar um ônibus ou contratar um passeio com uma agência de turismo. O trajeto entre Gramado e Canela é de cerca de 10 km e leva uns 15 minutos.

A primeira parada é o Parque do Caracol, que é um dos cartões-postais da Serra Gaúcha. Lá você vai se impressionar com a Cascata do Caracol, que tem 131 metros de altura e forma um cenário deslumbrante. Você pode admirar a queda d’água de vários ângulos, desde uma passarela até uma escadaria com mais de 700 degraus. O parque também tem trilhas, mirantes, lojinhas e um restaurante.

Placas e o Skyglass ao fundo da imagem
Foto arquivo Pessoal

Aventure-se no Skyglass e curta o abusado

Outra atração imperdível no Parque do Caracol é o Skyglass Canela, que é uma plataforma de vidro que avança sobre o vale e proporciona uma vista incrível da cascata e da natureza. Você pode escolher entre ficar sentado ou deitado na plataforma, e ainda ter a opção de balançar para frente e para trás, se tiver coragem. O Skyglass Canela é uma experiência única e emocionante, que vale a pena conferir.

Plataforma de vidro vista de longe no fim de tarde.
Foto arquivo pessoal

Depois de visitar o Parque do Caracol, você pode seguir para o centro de Canela, onde você vai encontrar a Catedral de Pedra, que é uma igreja imponente com estilo gótico e um relógio na torre. A catedral é iluminada à noite com cores diferentes, criando um espetáculo à parte. Em frente à catedral, há uma praça com uma fonte e um chafariz, onde você pode relaxar e tirar fotos.

Catedral de Pedra Iluminada com Luz azul
Foto arquivo pessoal

Para o almoço, você pode aproveitar para conhecer a Estação Campos de Canella, que é um complexo gastronômico e cultural que fica na antiga estação ferroviária de Canela. Lá você vai encontrar vários restaurantes, bares, cafés, lojas e atrações, como o Mundo a Vapor, que é um museu interativo com miniaturas de máquinas a vapor, e o Parque Estadual do Caracol, que é um parque com trilhas, cachoeiras e mirantes.

À tarde, você pode voltar para Gramado e descansar no seu hotel, ou aproveitar para fazer compras ou visitar algum outro parque ou museu da cidade. À noite, você pode jantar em algum restaurante do centro ou da Rua Coberta, ou optar por um jantar temático, como o Noite Gaúcha, que é um show folclórico com música, dança e comida típica, ou o Noite Alemã, que é um show com banda, coral e culinária germânica.

Dia 3: Snowland ou Acquamotion

No terceiro dia, a minha sugestão é que você escolha entre duas opções de parques temáticos que ficam em Gramado: o Snowland ou o Acquamotion. Ambos são diversão garantida para toda a família, mas têm propostas bem diferentes.

Dentro do Snowland pessoas esquiando o gelo
Foto arquivo pessoal

O Snowland é o primeiro parque de neve indoor das Américas, e oferece uma experiência única de brincar na neve o ano todo. Lá você pode praticar esportes como esqui, snowboard e patinação no gelo, ou simplesmente se divertir com bolas de neve, bonecos de neve e tobogãs. O parque também tem uma área temática chamada Vilarejo Alpino, que simula uma vila europeia com lojas, restaurantes e shows.

O Acquamotion é o primeiro parque aquático indoor do Brasil, e oferece uma experiência incrível de se refrescar em piscinas, toboáguas e brinquedos aquáticos. Lá você pode curtir atrações como o Rio Lento, a Piscina de Ondas, o Half Pipe e o Kamikaze. O parque também tem uma área temática chamada Cidade da Neve, que simula uma cidade coberta de neve com bonecos animatrônicos e efeitos especiais.

Passeios incríveis nos parques de Gramado

Você pode passar o dia inteiro em um desses parques, já que eles têm infraestrutura completa com vestiários, armários, lanchonetes e restaurantes. Os ingressos podem ser comprados online ou na bilheteria, e há opções de pacotes com transporte e aluguel de equipamentos inclusos.

À noite, depois de um dia cheio de aventura e diversão, você pode jantar em algum restaurante próximo ao seu hotel, ou pedir um delivery e comer no conforto do seu quarto.

Dia 4: Le Jardin, Parque Olivas de Gramado e adeus

No quarto e último dia, a minha dica é que você aproveite para conhecer algumas atrações que ficam um pouco mais afastadas do centro de Gramado, mas que valem muito a pena pela sua beleza e tranquilidade.

Espero que você tenham gostado de nossas dicas, curta nosso perfil no Instagram e fique sempre sabendo de tudo antes de todo mundo.

Deixe seu comentário

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Compartilhe

posts relacionados

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x